Já ouviu falar em geração compartilhada? Neste artigo falaremos mais sobre essa possibilidade que a geração distribuída oferece e quais são suas vantagens para empresas e residências.
No ano de 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através da Resolução Normativa 687/2015, decidiu criar uma nova modalidade de Geração Distribuída: a geração compartilhada.
Com ela, é possível o compartilhamento da energia de mini e microgeradores entre consumidores da mesma área de concessão.
Para os consumidores interessados em autoprodução de energia elétrica será uma nova alternativa que oferece mais economia com eletricidade originada de fontes renováveis.
Mas afinal, o que é Geração Compartilhada?
Como mencionamos anteriormente, a geração compartilhada é uma modalidade de Geração Distribuída onde é possível compartilhar energia de micro ou minigeradores entre residências ou empresas que estejam na mesma área de concessão.
Essa energia compartilhada pode ser obtida através de consórcio ou cooperativa por um grupo de pessoas físicas ou jurídicas na mesma localidade. Desta forma, grupos de moradores e lojistas podem se beneficiar com esse sistema.
“Geração compartilhada: caracterizada pela reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão ou permissão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada.”
Artigo 2º, inciso VII, da Resolução Normativa nº 687, de 24 de novembro de 2015
Requisitos para participar da geração compartilhada
Existem algumas exigências para quem pretende aderir à autoprodução de energia. São elas:
- Reunião de 2 ou mais consumidores (PF ou PJ);
- Devem participar de consórcio ou cooperativa;
- Estarem dentro da mesma área de concessão ou permissão;
- Local de geração diferente de onde a energia excedente será compensada;
- Possuir unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída.
Vantagens da Geração Compartilhada
Gestão de energia
Um dos principais benefícios da geração compartilhada é proporcionar mais segurança em relação aos valores gastos pelo consumo de energia, o que gera um grande impacto nas finanças domésticas e/ou empresariais.
Mais economia
A geração compartilhada é um investimento que trará um retorno de longo prazo. Com vida útil estimada em cerca de 25 anos, o valor pago é revertido em um sistema de energia econômico e sustentável que durará décadas.
Menos perdas e despesas
Outra vantagem dessa modalidade é a possibilidade de compartilhar os custos entre os consumidores que farão parte do grupo. Toda energia gerada se torna créditos energéticos com a concessionária de energia e poderá ser utilizada em até 60 meses.
Sustentabilidade
Não poderíamos deixar de destacar a importância ambiental de investir nesta modalidade. Essa modalidade utiliza a energia incentivada de fontes renováveis e, portanto, é uma forma ecológica e consciente de consumir energia elétrica.
Conta pra gente: qual motivo te levaria a implantar um sistema de geração compartilhada?