Geração Distribuída

O que é Geração Distribuída?

Geração Distribuída é o termo dado à geração de energia elétrica no local de consumo ou próximo a ele, através de sistemas com potência instalada de até 5.000 kW.

No Brasil, todo consumidor pode gerar sua própria energia elétrica, a partir de fontes renováveis, desde que a usina esteja situada dentro da mesma área de sua Concessionária Distribuidora. Inclusive, poderá fornecer o excedente para a rede de distribuição para consumir em até 60 meses.

Consumidores de maior porte, principalmente os detentores de múltiplas unidades consumidoras, podem optar por investir em seus próprios sistemas de geração ou arrendar parte ou a totalidade de usinas, beneficiando-se da geração de energia renovável e de custos inferiores aos cobrados pela Concessionária.

A fonte de geração amplamente utilizada nesta modalidade é a fotovoltaica, seja na sua instalação nos telhados das unidades consumidoras ou em usinas remotas de médio porte, conhecido popularmente como fazendas solares.

Números da

Geração Distribuída no Brasil

+ mil
Unidades Beneficiadas pela GD
+ MW
de Potência Instalada

Como podemos ajudar?

Cada Unidade da Federação possui leis próprias para o seu incentivo, destacando-se a isenção do ICMS, e cada Concessionária Distribuidora possui sua particularidade na tarifação de consumidores beneficiados pela Geração Distribuída. Portanto, para a correta avaliação do investimento ou arrendamento de sistemas de geração enquadrados como Geração Distribuída, se faz necessário o auxílio de um especialista.

A Monex Energia possui uma área focada em consultoria para projetos de Geração Distribuída. Prestamos todo o suporte estratégico, regulatório e operacional para escolha da melhor solução de acordo com cada perfil de consumo.

Atuamos desde a concepção inicial do projeto, determinando os principais números, riscos, custos e economias associadas. Em seguida, realizamos o processo de contratação do investimento e implantação do projeto, além da gestão mensal das faturas e dos balanço de créditos.

Sua empresa já analisou diferentes propostas de usinas fotovoltaicas, mas ainda não tem segurança ou não saber qual projeto escolher? Somos a consultoria que você precisa!

Além do conhecimento diferencial de mercado nosso foco é no cliente, o que garantimos sendo remunerados pelo resultado.

Por que a Monex?

Experiência no dimensionamento e análise de viabilidade de projetos, permitindo melhor negociação com fornecedores e tomada de decisão.

Centralização do processo desde sua concepção inicial até a gestão mensal das faturas das suas unidades.

Gestão mensal de faturas do arrendamento e da distribuidora, do balanço de créditos e emissão de relatórios.

Economize de forma independente
na geração distribuída

Nossos projetos

GD em operação

+
usinas
+
distribuidoras
+
UCs
+
MWp

GD em desenvolvimento

+
usinas
+
distribuidoras
+
UCs
+
MWp

Análise de viabilidade

Diagnóstico da situação atual das unidades do consumidor, verificando a viabilidade técnica e econômica do projeto, analisando os potenciais cenários de instalação, capacidade...

Implantação

Elaboração da documentação para contratação da empresa que realizará o investimento nos sistemas de geração para arrendamento ao consumidor ou da empresa para realizará o EPC...

Acompanhamento

Acompanhamento mensal da geração dos sistemas de geração, validação das faturas, relacionamento com o arrendante e/ou com a Distribuidora, acompanhamento do balanço...

Cronograma

Análise de viabilidade

Avaliamos as condições técnicas e regulatória das unidades da sua empresa e elaboramos os cenários para a análise de viabilidade.

Elaboração da documentação inicial

Elaboramos a documentação para a escolha do arrendante ou empresa que realizará o EPC.

Escolha do Fornecedor ou Arrendante

Realizamos consulta junto aos potenciais fornecedores, equalizamos as propostas recebidas, suportamos a tomada de decisão do consumidor e auxiliamos na negociamos o contrato.

Acompanhamento da implantação

Acompanhamos o processo de construção dos sistemas de geração e da regularização junto à Distribuidora.

Gestão Mensal

Acompanhamos e validamos os faturamentos da distribuidora e do arrendante, o balanço de geração, consumo e crédito, realizamos eventuais ajustes na distribuição da energia injetada e elaboramos relatórios mensais.

Ficou com alguma dúvida?

Mercado Livre de Energia é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica em que os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais como fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento, pagamento, entre outras.

O Mercado Livre é um ambiente de negociação onde consumidores “livres” podem comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária local. Nesse ambiente, o consumidor negocia o preço da s0ua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores. Dessa forma, o cliente livre pode escolher qual será o seu fornecedor de energia.

No mercado cativo, o consumidor paga à distribuidora uma tarifa de energia regulada pela ANEEL, não havendo a possibilidade de negociação. Ficando preso ao preço estabelecido pelo Governo

Existem 3 possibilidades para aderir ao Mercado Livre de Energia. São elas:

  • Unidade consumidora com demanda contratada mínima de 500kW.
  • Empresa com 2 ou mais unidades consumidoras com mesmo CNPJ raiz cuja somatória das demandas contratadas seja no mínimo 500kW (Comunhão de Direito).
  • Empresas com CNPJs distintos, situadas em áreas contíguas e cuja somatória das demandas contratadas seja no mínimo 500kW (Comunhão de Fato).

No mercado cativo, a conta é paga somente para a distribuidora onde esta repassa ao consumidor o custo da energia assim como o custo pela distribuição.

Já o consumidor do mercado livre passará a ter duas faturas. Uma será paga à distribuidora devido ao serviço prestado na distribuição da energia. A segunda será paga diretamente ao fornecedor de energia, respeitando as condições fechadas em contrato.

No mercado livre, a distribuidora continua sendo a responsável pela entrega de energia, portanto, o risco de fornecimento é o mesmo tanto para o mercado cativo como para o mercado livre de energia.

Não. Por determinação legal, a distribuidora continua sendo obrigada a prestar todo seu serviço de entrega de energia e manutenção nos mesmos moldes do mercado cativo.

Solicite um estudo gratuito

Anexar conta de luz:

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online